O Selo Clean & Safe, criado pelo Turismo de Portugal, em 2020, visa reconhecer os estabelecimentos e atividades que assumam o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pela Autoridade Turística Nacional, em articulação com as orientações da Direção-Geral da Saúde, para reduzir riscos de contaminação com a covid-19.
Em 2021, o Turismo de Portugal estabeleceu uma parceria com a Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa, para a adaptação dos requisitos do Selo Clean & Safe às atuais orientações da Direção-Geral da Saúde, de acordo com a atual situação pandémica e face aos conhecimentos técnicos e científicos, entretanto adquiridos relativos à covid-19.
Sensibilizar as empresas turísticas e entidades para a necessidade de adotarem comportamentos e procedimentos de higiene e limpeza que assegurem a segurança dos seus trabalhadores e clientes, e incentivar a retoma do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos em Portugal enquanto destino turístico.
O Selo Clean & Safe é gratuito e opcional. Após submissão da declaração de compromisso relativa ao cumprimento de todos os requisitos, é enviada mensagem de confirmação da adesão e ainda, o logotipo do Selo Clean & Safe e o QR code 2021, para a respetiva divulgação.
Este selo é valido até 30 de abril de 2022. Caso o aderente deixe de cumprir algum requisito constante da declaração de compromisso deve comunicar, de imediato, deixando de poder utilizar o Selo Clean & Safe.
O Turismo de Portugal promove a formação necessária para implementação dos requisitos associados ao Selo Clean & Safe 2021. Para aceder às ações de formação Clean & Safe previstas clique aqui
O Turismo de Portugal realiza auditorias aleatórias aos aderentes, em articulação com a ASAE e com as associações do setor.