Turismo de Portugal - Herdade do Gizo Moradia 5

Herdade do Gizo Moradia 5

Estrada Nacional 258-1, Moradia 5 5 0N/A 7940-256 Quinta da Esperança

Alojamento Local

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O estabelecimento assegura

1.1. Conhecido por todos os seus colaboradores.

1.2. Identificando o responsável (coordenador geral do Plano) a quem cabe assegurar a definição e monitorização da sua execução, bem como a devida comunicação.

1.3. Atualizado em função das diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do perfil de risco determinado.

2.1. Formação “Clean & Safe 2021” ao coordenador geral (responsável) do Plano de Contingência.

2.2. Formação ou informação sobre o Plano de Contingência a todos os colaboradores.

3.1. Disponibilidade de materiais, produtos e equipamentos necessários à operacionalização do Plano de Contingência COVID-19.

3.2. Informação de aconselhamento aos colaboradores e clientes relativa a medidas de prevenção e comportamentos adequados à mitigação do risco de contágio COVID-19 disponível de forma clara e acessível.

3.3. Divulgação de informação sobre a aplicação Governamental de contact tracing – StayAway COVID.

3.4. Adoção, sempre que possível, de procedimentos desmaterializados.

4.1. Promoção de uma adequada conduta de precaução e prevenção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.

4.2. Utilização de farda própria pelos colaboradores responsáveis pela limpeza, apenas utilizável para esse efeito.

5.1. Privilegiar parceiros e fornecedores aderentes ao selo “Clean & Safe 2021” ou que adotaram medidas que contribuem para o controlo e mitigação da COVID-19.

6.1. Divulgação e verificação das distâncias interpessoais mínimas definidas pela DGS.

6.2. Criação, quando possível, de percursos que evitem a formação de agrupamentos e cruzamentos entre pessoas, preservando o distanciamento interpessoal mínimo.

6.3. O design funcional dos espaços, em particular da receção, se necessário e quando possível, é reconfigurado, de forma a assegurar o distanciamento interpessoal mínimo.

6.4. Minimização do ruído/música ambiente.

6.5. Reforço da disponibilização de dispensadores de desinfetante para as mãos à base de álcool - SABA (pelo menos com 70% etanol).

7.1. Afixação, em local visível, de informação, de acordo com as normas da DGS, relativa à capacidade máxima de pessoas em cada área, quando pertinente.

7.2. Previsão de metodologias de controlo do acesso e monitorização da ocupação, se necessário.

8.1. É privilegiada a ventilação natural.

8.2. Realização de ações proativas de revisão e manutenção, limpeza completa e desinfeção de todo o sistema de AVAC, quando aplicável e de acordo com o plano de revisão ou manutenção das instalações.

9.1. O Protocolo de Higienização deve reforçar os Protocolos de Limpeza, em particular nas superfícies e equipamentos com maior manuseamento e de interação com os clientes.

9.2. Os equipamentos e materiais de limpeza são de uso único, sempre que possível, sendo eliminados ou descartados após utilização.

9.3. É dada preferência à limpeza húmida em detrimento do uso de aspiradores a seco, salvo se forem aspiradores com recurso a tanque de água.

9.4. Todos os resíduos genéricos do alojamento são depositados em caixotes de lixo com tampa, de abertura não manual.

10.1. Disponibilidade de ‘Kits individuais de proteção e higienização’ para os clientes e informação relevante dos procedimentos a tomar.

11.1. Está definido o protocolo interno de comunicação em caso de suspeita de um ocupante infetado (colaborador ou cliente).

11.2. Os procedimentos de acompanhamento do ocupante são conhecidos por todo o Staff.

11.3. Nos estabelecimentos de hospedagem é assegurada a condução imediata do cliente à Área de Isolamento ou ao seu quarto (de acordo com a situação).

11.4. Está identificada uma Área de Isolamento no Edifício (no caso dos estabelecimentos de hospedagem) ou num local específico do próprio alojamento, que mesmo que tenha funções diversas, possa ser rapidamente transformada em área de isolamento e durante o período de existência de situações suspeitas.

11.5. É acionado o Protocolo de Higienização da Área de Isolamento e espaços ocupados pelo mesmo, de acordo com as orientações da DGS.

12.1.1. Preferencialmente devem estar disponíveis caixotes de lixo especificamente adstritos à eliminação de máscaras, luvas, ou outro material de proteção descartável dos clientes.

12.1.2. Todas as portas não automáticas, incluindo as de acesso às escadas, são deixadas abertas (se compatível com os Planos de Prevenção, Proteção e Emergência e a segurança do alojamento).

12.1.3. As entradas, quando pertinente, apresentam tapetes que contribuem para a desinfeção dos espaços interiores e são adequados ao fluxo previsto de ocupantes.

12.2.1. O suprimento adequado de materiais e equipamentos, como sabão líquido, desinfetante para as mãos à base de álcool - SABA (pelo menos com 70% etanol e caixote do lixo (idealmente em dispensador automático) é assegurado.

12.2.2. A secagem de mãos é feita com dispensadores de toalhetes de papel individuais e descartáveis.

12.3.1. É preferencialmente mantido desocupado nas 24 horas precedentes o alojamento a ocupar pelos clientes (sempre que possível).

12.3.2. O Protocolo de Higienização do alojamento assegura que a remoção da roupa de cama e atoalhados é realizada com minimização da sua agitação, enrolando-a no sentido de fora para dentro, minimizando o contacto desta com o corpo dos colaboradores e transportando-a de forma protegida em sacos próprios.

12.3.3. São retiradas do alojamento ou reduzidas ao mínimo possível, todas as peças meramente decorativas que possam ser alvo de manuseamento.

12.3.4. Os clientes são incentivados a promover a ventilação natural adequada do seu alojamento.

12.4.1. Todos os períodos de refeição dos colaboradores garantem, quando possível, a devida distância interpessoal mínima (definida pala DGS) entre mesas ou a existência de turnos alternados.

12.4.2. O uso de dispensadores de alimentos é evitado.

12.4.3. Todos os períodos de refeição dos clientes são, preferencialmente, sob reserva.

12.4.4. A ocupação dos espaços de refeição cumpre as orientações da DGS.

12.4.5. Todos os espaços de refeição, sempre que possível, são transferidos para o exterior, assumindo-se o cumprimento das restantes orientações relevantes.

12.4.6. O manuseamento dos alimentos expostos e prontos para comer é feito com utensílios adequados.

12.4.7. São retiradas das mesas todas as peças meramente decorativas.

12.4.8. Idealmente, todos os produtos alimentares (ex.: condimentos, açúcar) são de uso individual, sendo disponibilizados “à mesa” somente sob pedido.

12.4.9. Todas as ementas individuais devem preferencialmente ser substituídas por outras que não necessitem de manipulação pelos clientes.

12.4.10. O uso de máscara é adotado com exceção dos períodos de consumo.

12.4.11. Todas as peças de louça e faqueiro são obrigatoriamente lavadas na máquina com ciclo de temperatura elevada.

12.4.12. O Protocolo de Higienização das bancadas, mesas de trabalho e instrumentos de uso comum das áreas funcionais de preparação, confeção e consumo de alimentos é reforçado.

12.5.1. A roupa do alojamento, piscina, fardamento de colaboradores, etc. é lavada em máquinas de lavar roupa distintas. Na sua impossibilidade, é assegurada a higienização interna do tambor da máquina, entre lavagens.

12.5.2. Todo o equipamento de transporte e acondicionamento das roupas e atoalhados é adequadamente higienizado.

12.6.2. A higienização dos acessórios utilizados é assegurada, sendo implementados os procedimentos de prevenção e controlo da infeção.

12.6.3. A periodicidade de registos atualizados dos resultados e testes de qualidade da água é reforçada, espelhando o reforço dos mecanismos de desinfeção do circuito de água das piscinas.

12.6.4. A higienização dos equipamentos entregues aos clientes é obrigatória e feita antecipadamente.

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Estabelecimento em conformidade com as medidas de saúde
Safe Travels Seal

O 1º país da Europa a obter o selo “Safe Travels”, reconhecendo o cumprimento dos requisitos de segurança para todos.

As empresas aderentes ao Selo Clean & Safe são também reconhecidas como Empresas SAFE TRAVELS.